Visita preliminar ao retorno dos alunos de OFIAUP -1o semestre de 2011

Data: 7/05/2011

A visita tinha como objetivo uma conversa preliminar com as lideranças para avisar a comunidade do trabalho que seria desenvolvido pelos alunos da disciplina de OFIAUP (Oficina de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) do curso noturno de Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG.

Além desta conversa e do contato com as lideranças, foi possível observar que a ação dos moradores continua a transformar a comunidade por meio da autoconstrução de suas casas. Desde a última visita é notável o aumento do número de residências de alvenaria tanto na Irmã Dorothy 1 como na Irmã Dorothy 2 e uma das lideranças informou que já não há mais espaço para receber novos moradores.

Irmã Dorothy 1, set. 2010

Irmã Dorothy 1, setembro de 2010 / Fonte: Grupo Praxis

Irmã Dorothy1, jun.2011

Irmã Dorothy1, junho de 2011/ Fonte: Grupo Praxis

Com relação ao esgoto, a Rua A se encontra mais mobilizada para refazer a linha feita no ano passado. No diálogo entre os moradores e os membros do grupo de pesquisa, discutiu-se conjuntamente o processo de funcionamento do esgoto e reforçou-se a necessidade de executá-lo coletivamente. A Rua A também está organizada para discutir a questão da drenagem pluvial durante o período de seca.

Desenho no chão, esgoto Rua A

Desenho no chão, sistema de esgoto Rua A / Fonte: Grupo Praxis

A linha de esgoto da Rua B foi iniciada em fevereiro e já se encontra quase finalizada. De acordo com os moradores faltam apenas 4 varas de cano para se conectar esta linha  ao poço da COPASA.  A linha foi elaborada e executada por um grupo de moradores e apresenta a declividade desejável, o que foi verificado em teste feito pelos moradores e pelos membros do grupo PRAXIS durante a visita.

Esgoto no final da Rua B

Linha de esgoto do final da Rua B/ Fonte: Grupo Praxis

Teste de declividade no esgoto da Rua B

Teste de declividade no esgoto da Rua B/ Fonte: Grupo Praxis

No entanto, por ser resultado da união de apenas uma parte dos moradores, a linha mencionada não atende toda a rua. Os moradores que não participaram do processo demonstraram interesse na construção de uma outra linha que será voltada para o talvegue da Rua Córrego do Capão da Posse.

A rua C ainda continua sem esgoto.

Você pode deixar um comentário.