Quem somos

Diálogos é um projeto de pesquisa do grupo PRAXIS, cuja proposta compreende a ação e a reflexão sobre a Mediação da Informação e a Lei de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social.

Tradicionalmente, o desenho técnico é o suporte de informações técnicas próprio do campo da arquitetura. Nosso ponto de vista, entretanto, é que não podemos acatar o desenho técnico como suporte adequado de informações, se quisermos compartilhar conhecimento. A linguagem técnica ou o conhecimento codificado da arquitetura não são acessíveis àqueles a quem interessa seus produtos – aqui, os usuários da moradia.

Olhando a informação como conseqüência de processos coletivos, de estruturas de conhecimento e de instituições de memória dos sujeitos, a pesquisa tem como objetivos:

  • investigar as práticas de representação e comunicação das informações em processos participativos já realizados;
  • propor meios (linguagem, suporte, instrumentos ou metodologia) passíveis de utilização na mediação de informações entre arquitetos e moradores envolvidos no projeto e na construção de habitação de interesse social;
  • aplicar esses meios em uma mediação real que tem como pressuposto a promoção de uma relação interativa, desejada, compartilhada e adequada entre arquitetos e moradores.

Nosso argumento é a favor da mediação como lugar onde a prática social acontece. Isso quer dizer que, em tal lugar, arquitetos podem, se solicitados, interagir com moradores com o objetivo de, socialmente, promover a transferência e comunicação de informações (na troca de idéias ou no acesso à informação técnica). Mas, sempre, de modo a preservar o julgamento, opinião e experiência dos moradores, garantindo a prevalência de suas próprias decisões.

Pesquisadores:
Profa. Dra. Denise Morado (coordenadora)
Profa. Junia Ferrari
André Soares (mestrando NPGAU/UFMG)
Cecília Reis (bolsista IC)
Carolina Boaventura (bolsista IC)
Marcela Silviano Brandão Lopes (colaboradora)

Apoio:
Fapemig