Visita para averiguar a execução do esgoto

Data: 23/02/2011

Objetivo: Verificar o andamento da execução da rede de esgoto.

Resumo:
Apesar da insegurança gerada pelos mandados de reintegração de posse emitidos pelo TJMG, os moradores continuam construindo na Comunidade Irmã Dorothy 1.

O grupo foi recebido na ocupação por uma liderança que nos informou que os moradores estão mobilizados na questão da luta pela permanência, e que aproximadamente 45 pessoas das comunidades Irmã Dorothy e Camilo Torres irão à Brasília em excursão organizada pelo Fórum Permanente de Solidariedade às Ocupações.

Percebemos que o início das ruas A e B estavam mais limpos e que o final do terreno foi cercado.

Ruas mais limpas

Cerca no final do terreno

Um morador da Rua A decidiu elevar seu banheiro para tentar resolver a questão da inclinação do trecho entre a sua casa e a rede construída em direção ao talvegue vizinho.

Banheiro elevado em moradia da Rua A

Alguns moradores do início da Rua A, que a princípio pensaram em ligar suas casas à rede direcionada ao talvegue vizinho, consideram a possibilidade de se conectarem a uma rede a ser construída em direção ao poço da Copasa, caso os demais moradores da rua se mobilizem.

Cerca de 5 moradores do final da Rua B se reuniram e contrataram uma pessoa para cavar uma vala e executar uma rede de esgoto direcionada ao ponto de visita da Copasa próximo a eles. A profundidade da vala cavada até agora não permite que os moradores do início da rua se conectem a essa rede. O grupo sugeriu que aumentassem a profundidade naquele ponto, mas há uma grande quantidade de concreto e asfalto que dificulta o trabalho. Sugerimos que eles alugassem um martelo rompedor para terminar o serviço. A vala cavada está aberta e cheia de água. Um dos moradores relatou que usou brita sob a tubulação que sai da sua casa, seguindo recomendações da cartilha deixada pelo grupo.

Vala cavada pelos moradores do final da Rua B

Na Rua C encontramos um homem que está construindo a casa da irmã e que tem experiência na construção civil. Ele nos disse que pretende reunir os moradores da rua para executarem juntos a rede de esgoto, e que já pensou em mais de uma possibilidade de traçado da rede. Uma cartilha foi entregue e explicada a ele.

Em entrevista a um dos pesquisadores, um morador disse que acha importante o nosso trabalho na Comunidade, já que “o grupo estuda e eles praticam”.