A aula do dia 23/04/2012 foi uma palestra com a Professora Maria Fernanda, coordenadora geral administrativa do Grupo Pólos – UFMG.
O Grupo Pólos foi fundado em 1995 na Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, o grupo conta com profissionais e alunos de diferentes áreas do conhecimento e é dividido em diversos núcleos de pesquisa e ação. A professora deu ênfase ao núcleo “Direito à Cidade”, o qual faz trabalhos com a população moradora de rua ou ocupações informais, com o intuito de garantir a efetividade dos Direitos Humanos em assentamentos precários. O grupo trabalha, ainda, na mediação de conflitos, numa tentativa de identificar e propor soluções para questões coletivas.
Existe dentro do Programa Pólos um grupo de teatro chamado Trupe a torto e a direito, que faz a produção e apresentação de peças de teatro na linguagem do teatro popular de rua, como estratégia de mobilização social. Toda a produção é elaborada a partir de diagnósticos de pesquisas do grupo e os roteiros das peças são montados para problematizar conflitos cotidianos e despertar outras possibilidades e soluções.
A última peça apresentada pela Trupe aconteceu no dia 11.07.2012 no Albergue da população de rua e no centro de referência de Belo Horizonte, com o objetivo de incentivar os moradores de rua a participarem do orçamento participativo para a construção de um novo centro de referência.
Além da explicação sobre o Grupo Pólos, Maria Fernanda tratou de outras questões referentes ao direito urbanístico, como instrumentos do Estatuto da Cidade, o programa Vila Viva, instrumentos para a regularização fundiária entre outros temas relativos à cidade.