OFIAUP – mutirão para construção da escada

Durante a semana dos dias 26 a 30 de novembro, os alunos da disciplina OFIAUP buscaram e compraram o restante do material necessário para a construção: corpos de prova, pneus, cimento, arame e algumas ferramentas. Ainda nessa semana, alguns alunos foram ao bairro Capela Velha dar início à construção da escada utilizada como corta caminhos entre duas ruas do bairro. A situação da escada era precária, mas ainda assim bastante utilizada, já que liga as duas principais ruas do bairro, bem como o campo de futebol e alguns pontos importantes de comércio e serviços (padaria, bares e igreja).

Os alunos foram divididos em três grupos, cada um responsável por construir um trecho da escada. O Grupo 1 se encarregou do trecho da parte mais baixa do terreno e optou por trabalhar com os corpos de prova de concreto. O Grupo 2 ficou responsável pelo trecho intermediário, e optou pelo mesmo material utilizado pelo Grupo 1. Já o Grupo 3, optou por trabalhar com os pneus que sobraram do último mutirão realizado no bairro, e ficaram responsáveis por construir o trecho da porção mais alta do terreno.

Os grupos 1 e 2 foram ao bairro no dia 01/12 para dar início à construção. No dia 02/12, os alunos desses grupos voltaram ao bairro para finalizarem sua parte, e os integrantes do Grupo 03 deram início a suas ativades.

Trabalho iniciado no dia 01/12 pelos alunos dos Grupos 1 e 2.

Poucos moradores se disponibilizaram a ajudar nos dias de mutirão e, portanto, os alunos arcaram praticamente sozinhos com todo o custo dos materiais, bem como com a construção de todo o processo.

Grupo 03 iniciando seus trabalhos.

Grupo 03 iniciando seus trabalhos, supervisionados pela Professora Junia Ferrari.

Colocação dos primeiros pneus no trecho do Grupo 03.

Enquanto o Grupo 03 dava início à construção de seu trecho, os outros grupos chegaram e foram orientados pela Professora Junia Ferrari sobre alguns ajustes, como a largura da escada (aumentar a quantidade de corpos de prova nesse trecho).

Colocação de mais corpos de prova na largura da escada.

O Grupo 01 optou por colocar restos de cerâmica nas bordas da escada, de maneira a facilitar o assentamento dos corpos de prova.

Colocação de restos de cerâmica nas bordas da escada do trecho 01.

Os alunos do Grupo 01 contaram com a ajuda da Professora Marcela no assentamento das cerâmicas nas bordas da escada.

Os alunos do Grupo 03 contaram com a ajuda do Buiu (morador do bairro Capela Velha) durante grande parte do processo.

Buiu (morador do bairro) ajudando os alunos do Grupo 03.

Alunos do Grupo 03 socando a terra dentro dos pneus.

Os alunos do Grupo 02 foram os primeiros a concluir a construção do trecho da escada que ficou sob sua responsabilidade.

Trecho 02 concluído.

Depois foi a vez dos alunos do Grupo 03 concluírem o trecho de pneus.

Trecho 03 concluído.

Por fim, os alunos do Grupo 01 concluíram o primeiro trecho da escada.

Trecho 01 em processo de conclusão.