OFIAUP – Reunião com os moradores do bairro Capela Velha

No dia 14 de novembro, os alunos da disciplina OFIAUP 2012/2, ministrada pela Professora Junia Ferrari, organizaram o “Terceiro Caldo com Prosa” no bairro Capela Velha. A reunião aconteceu entre os alunos da disciplina e moradores do bairro Capela Velha, onde foram discutidas as próximas ações no bairro, bem como as definições de tarefas dos mutirões de construção.

Convite para o "3º Caldo com Prosa" no bairro Capela Velha

Os alunos se dividiram em grupos e levaram as seguintes possibilidades de intervenção no bairro:

1-    Implantação de placas indicativas de direção e locais próximos para melhor sinalização do bairro;

2-    Melhoria da escadaria existente que liga as duas principais ruas do bairro;

3-    Construção de equipamento público ao lado do campo de futebol.

Para complementar o trabalho, os alunos levaram a maquete com a topografia do bairro, e fizeram algumas montagens das possibilidades, para que os moradores pudessem visualizar melhor os possíveis resultados.

Maquete da topografia do bairro Capela Velha

Ao chegar no bairro para a reunião, o grupo viu que haviam sido instaladas algumas placas de sinalização e direcionamento do bairro e de locais próximos ao bairro. Portanto, acabaram descartando a primeira possibilidade citada. Os moradores gostaram bastante das outras duas opções e disseram que gostariam de executar todas, sendo que dividiriam todo o trabalho em etapas. Além dessas novas possibilidades, foi discutida também a ideia de continuar as ações na praça do bairro, onde já foi construído o muro de contenção de pneus.

Foi feita, então, uma votação entre os moradores para saber qual das opções seria discutida a partir de agora, para ser executada nos mutirões. A maioria presente votou pela continuidade dos trabalhos na praça existente. No entanto, surgiram vários impasses com relação ao trailer de comidas e bebidas que um dos moradores do bairro instalou ali, o que levou à decisão de focar o trabalho primeiramente na escadaria e deixar a discussão sobre a praça para um outro momento.

Moradores e alunos durante o "3º Caldo com Prosa"

Ao final da reunião, ficou resolvido que os presentes se organizariam para a realização de um mutirão no dia 24 de novembro (sábado). Para tal, os alunos se responsabilizaram por finalizar e detalhar o projeto e arrecadar os materiais, enquanto os moradores conversariam com os outros que não puderam estar presentes na reunião, para ver a disponibilidade de mais pessoas para participar do mutirão. As mulheres do bairro novamente se encarregaram de preparar o lanche e resolver as demais questões que surgirem ao longo da semana (transporte, mobilização, arrecadação de materiais, etc).