Retomada do Projeto Diálogos em Capela Velha

No primeiro semestre de 2014 o Grupo Praxis retomou o projeto Diálogos em Capela Velha, município de Nova Lima, através de uma parceria com a Fundação Israel Pinheiro (FIP) e a Prefeitura Municipal de Nova Lima, tendo como objeto a elaboração do Projeto da Praça de Capela Velha pelos alunos da disciplina OFIAUP – Oficinas Integradas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo: Intervenções em Assentamentos Precários. O acordo é parte das ações de implementação do Plano de Regularização Fundiária no município, elaborado pela FIP, e que tem a Praça como uma das maiores demandas da população local.

MAPA CAPELA VELHA. Fonte: TP1 2014/1

A primeira ação do grupo foi realizar a primeira reunião com a população, que  ocorreu no dia 09/02/2014 e estiveram presentes os alunos da disciplina juntamente com a Professora da Escola de Arquitetura e pesquisadora do Praxis, Junia Ferrari, além de representantes da comunidade, da Prefeitura de Nova Lima – Sr. Landa, e da FIP, a arquiteta Rafaela. Nessa ocasião foi apresentado pela FIP e Prefeitura a intenção de se retomar as discussões sobre a elaboração do projeto que será construído como parte das ações do Plano de Regularização Fundiária do município.

Vários moradores se manifestaram e ficou decidido que os alunos iriam elaborar um questionário e apresentar à comunidade de maneira a obter subsídios para a elaboração do projeto.

Esse trabalho ocorreu em um final de semana, dia 15/02/2014 e foram visitados 45 dos 250 domicílios locais, ou seja, mais de 18%, numa amostragem significativa que apontou que 44% dos entrevistados não sabiam do projeto, mas mais de 95% concordavam com a iniciativa. Foi constatado também que as maiores demandas para a Praça são:

• Ampliação do ponto de ônibus;
  • Academia da cidade;
  • Parquinho para crianças;
  • Ponto comercial de alimentos e/ou artesanato local (sem comercialização de bebidas alcoólicas).
sdfsdfsdf

PESQUISA REALIZADA PELOS ALUNOS. Fonte: TP1 2014/1