Sistematização de informações

Presentes:

UFMG: Denise, Marcela, Ana Paula, André, Bárbara, Bianca, Camila, Débora, Eric, Juliana, Patrícia Cioffi, Patrícia Nardini, Paulinisia e Pedro

O objetivo da aula era organizar todas as informações já recolhidas e discutir as ações seguintes. Reforçamos a importância da participação dos artesãos ao longo do processo, para que adquiram autonomia e possam dar continuidade ao trabalho quando a disciplina terminar e descobrimos ser necessário reforçar que não há qualquer custo financeiro, e o que nos importa é a participação.

Reconhecemos a necessidade de encontrar um nome que identifique o trabalho, de forma a concretizar a ação e marcar nossa presença junto à comunidade, deixando claro que é uma iniciativa da Escola de Arquitetura da UFMG, com o apoio da Prefeitura, mas que não temos qualquer vinculação política.

Discutimos o caráter da ação proposta, que deve ir além da criação de uma feira para a venda dos produtos, já que nosso objetivo principal não é o comércio do artesanato, mas uma modificação da percepção do espaço público (a praça) pelos moradores. Desse modo, a criação da feira, ou o evento maior em que possa se desenvolver, será apenas um convite para a descoberta da praça, que deverá resultar em uma apropriação e maior uso do espaço por todos.

Ao fim, dividimos a turma em grupos para encaminhamento de diversas facetas do processo:

1) Lugar: Ana Paula, André e Débora
A princípio, definimos que o melhor lugar para o evento é mesmo a Praça Quatro Elementos. A equipe deverá analisar os usos propiciados por cada conformação espacial e quais são os condicionantes, deficiências e potencialidades de cada uma das partes. Além disso, devem observar as conexões da praça com o entorno, com os fluxos de pedestres e veículos, e os usos já existentes dentro da própria praça.

2) Materiais: Eric, Guilherme, Juliana, Patrícia Cioffi e Pedro
Responsáveis por analisar os materiais disponíveis para recolhida e estudar as potencialidades e deficiências de cada um, assim como possibilidades de associação e articulação com vistas à produção de objetos. Devem também organizar o recolhimento do que já foi doado e o transporte para o local das oficinas.

3) Ações: Bárbara, Camila, Eric e Patrícia Nardini
Devem pensar os usos do espaço, tanto para a feira quanto para o espaço público total. Dessa forma, é importante descobrir as melhores formas de exposição para os diferentes tipos de produtos e colecionar ideias para as acoplagens. Em relação à praça, devem descobrir o que poderia ser produzido para melhorar a experiência dos usuários naquele espaço.

4) Rede Social: Denise, Marcela, Bianca e Paulinisia
Organização de todos os envolvidos ao longo do trabalho e as relações entre eles, identificando como cada indivíduo foi introduzido à rede e quais os sujeitos de maior destaque na articulação de todo o processo.

5) Registro: Bianca e Paulinisia
Registrar por meio de fotos e relatórios todas as etapas do processo, que serão sempre atualizadas por meio deste blog.

6) Parceiros: Denise, Marcela, Bianca e Paulinisia
Entrar em contato com os diversos atores que possam contribuir para o desenvolvimento do trabalho e descobrir as possibilidades de parceirias. Além de realizar as negociações e processos burocráticos junto à Prefeitura de Nova Lima para dar prosseguimento às atividades.

No próximo sábado (24/09) nos encontraremos no Centro de Atividades Culturais (CAC) às 9h, onde explicaremos o trabalho para outros artesãos interessados e participaremos (estudantes e artesãos) de uma oficina de marcenaria com o artífice Eduardo. Marcela irá afixar cartazes em pontos estratégicos do bairro convidando novos artesãos a participarem das reuniões e oficinas.

Cartaz que será afixado em alguns estabelecimentos do bairro Jardim Canadá