Apresentação intermediária dos trabalhos de OFIAUP

No dia 19 de novembro alguns grupos apresentaram resultados parciais dos trabalhos de OFIAUP aos moradores do Capela Velha.

 

1.    Grupo capela/velório

O grupo iniciou a aula apresentando algumas opções de lugares para a implantação da capela/velório:

- 1ª opção: área maior com muitas árvores

- 2ª opção: área dentro do cemitério

- 3ª opção: área próxima à atual arquibancada do campo

- 4ª opção: acesso pelo cemitério

Lúcia, moradora do bairro, votou pela 1ª opção, alegando que ali já é o lugar definido pelos moradores. Os outros moradores concordaram com ela.

O grupo levantou outras questões:

- quais são os outros usos desse espaço?

- além do espaço para as reuniões, quais seriam os outros cômodos importantes: banheiro, copa?

- quantas pessoas que se reuniriam aí?

- qual seria o mobiliário mais adequado?

- quais os materiais disponíveis na região para a sua construção?

Os alunos mostraram aos moradores algumas imagens de capelas construídas em outros lugares, inclusive algumas nas quais foi usado o  bambú, já que na região existem muitos bambuzais e houve ali, através do Projeto Kairós, um resgate da tecnologia desse material. Os alunos também levantaram a hipótese de se aproveitar as árvores, que serão retiradas do terreno, na construção da capela.

Lúcia, que trabalha na casa de um fabricante de telhas termo-acusticas, falou que o patrão poderia doar algumas para a capela/velório.

Vanderli, uma moradora do bairro, disse que o patrão, um arquiteto chamado Trajano, já havia feito um projeto para a capela/velório, considerando um terreno grande em frente ao bairro. Os alunos se comprometeram a conversar com ele para trocarem idéias…

Por fim, os alunos anunciaram que estão completando a identificação dos túmulos, com a ajuda do coveiro, Sr. Antônio.

 

2.    Grupo Praça

O grupo apresentou algumas imagens de um modelo do SketchUp produzido por eles com as seguintes propostas:

- deck de madeira: visando o aumento da área da praça sem o uso de aterro e contenções caras, e a criação de uma barreira para os motoqueiros nesse ponto. A moradora Lúcia gostou da ideia, mas teme que ele seja estragado pelos moradores.

- criação de uma rotatória em frente ao bairro, para que o ônibus faça sua manobra sem invadir a praça. Os presentes concordaram que a manobra do ônibus continua sendo difícil.

- manutenção de uma faixa para o acesso da garagem da casa da Vanderli. A moradora acredita que a manobra de acesso à garagem seja um pouco difícil.

- manutenção do ponto de ônibus projetado pelo Kairós e inclusão de quadros de avisos solicitados em reuniões anteriores.

- brinquedos versáteis.

 

3.    Grupo pavimentação, drenagem e fluxo das vias

A proposta do grupo é pelo uso de intertravado na pavimentação, no intuito de se manter a permeabilidade do solo. O grupo enfatizou que a opção por uma pavimentação não-permeável, como é o asfalto, pode piorar os problemas atuais advindos da falta de drenagem do bairro.

Diante da grande variação na largura das ruas, os alunos propuseram que as duas vias principais do bairro tenham um fluxo em mão única (conformando um binário), proporcionando, assim, a criação de passeios mais largos em alguns trechos, que podem ser usados como parquinhos e pracinhas, estimulando, com isso, que os moradores continuem a usar as ruas como espaço de convívio.

Os alunos mostraram algumas fotos do bairro, o que provocou reações negativas por parte dos moradores, que acharam que as imagens denunciavam um bairro feio. Em seguida, foram mostradas fotomontagens das propostas, provocando outra reação: “que lindo, é o meu sonho!!!”.

 

4.    Grupo campo de futebol

O grupo identificou, através de entrevistas com os moradores, que os maiores problemas do campo são a falta de grama, falta de iluminação, falta de lixeiras e falta de banheiros.

Quanto à grama, o grupo pesquisou 4 tipos: esmeralda (mais cara, mas exige pouca manutenção), batatais (mais barata, mas exige muita manutenção), bermudas e são Carlos (a indicada por um morador jardineiro).

Quanto à manutenção do campo, o grupo entrevistou alguns os jogadores do bairro, que disseram: “gente para fazer a manutenção tem, mas falta união”.

O grupo verificou que as dimensões do campo estão fora de norma (90 m x 70 m), mas sugeriu mantê-las assim, pelo fato dos moradores estarem acostumados com esse tamanho/formato. Entretanto, o campo recebe outros times, inclusive para torneios, e a sugestão dos moradores e demais alunos é que  ele seja adaptado às medidas da norma.

O grupo apresentou uma proposta de arquibancada coberta atrás do gol, bastante alta (7 degraus), em estrutura metálica. Novamente, os moradores e demais alunos argumentaram que a adaptação do campo às normas permitiria que a construção de uma arquibancada em uma das laterais, com 1 ou 2 degraus apenas, aproveitando, inclusive, a sombra das árvores existentes ali.

Para as lixeiras, o grupo apresentou apenas opções do mercado. Não apresentou nenhuma opção que poderia ser construída pelos moradores, com materiais disponíveis no bairro.

No que se refere à iluminação, não houve proposta.

 

5.    Grupo esgoto

Na reunião anterior o grupo havia mostrado várias opções de esgoto e explicado as diferenças entre águas negras e cinzas. O grupo iniciou sua apresentação lembrando essas informações, que foram imediatamente completadas por alguns dos moradores que haviam comparecido à reunião passada.

Nesse dia, os alunos disseram que, a partir de análises e conversas com um engenheiro sanitarista (Gustavo), apenas duas das opções apresentadas anteriormente seriam adequadas para o Capela Velha: biodigestores ou algumas mini-etes distribuídas pelo bairro. Tal conclusão se deu em virtude das características analisadas, como, por exemplo, a falta de espaço nos lotes para a construção de um conjunto séptico completo.

O grupo concluiu que será necessária a construção de mini-etes para atender o bairro. O grupo fez também alguns orçamentos e verificou que essa seria a opção mais viável. Entretanto, ainda é necessário analisar os possíveis locais para a sua implantação.

Júnia sugeriu a implantação de um pedágio no bairro para os motoqueiros. A verba arrecadada poderia ser usada nas obras sugeridas.

Você pode deixar um comentário.

Deixe um comentário