Visita dos alunos de OFIAUP ao bairro

Na reunião do dia 17 de outubro foram levantadas pelos alunos da disciplina OFIAUP, juntamente com moradores do bairro, algumas demandas coletivas e individuais, que podem ser divididas nos seguintes temas:

Esgoto e saneamento:
- O sistema de esgotamento adotado atualmente é o de fossas individuais. Há uma preocupação dos moradores com o rio, caso o lixo o atinja.

Pavimentação e drenagem:
- Os moradores reclamam da poeira à qual estão sujeitos pela falta de pavimentação e da lama nas ruas em consequência das chuvas.
- Fomos informados de que a vila será asfaltada, mas os moradores não têm muitas informações sobre o processo.

Ruas sem pavimentação que recebem as águas cinzas

Espaço público:
- Os moradores demonstraram uma certa dúvida quando pedimos para definirem o ponto de encontro no local, mas com o desenvolvimento da conversa, definiram 2 “praças”: o largo do ponto de ônibus e a “praça” perto do campo de futebol. Nas casas também acontecem encontros. Os moradores alegam que um ponto de encontro com uma estrutura melhor seria muito bom para a comunidade, inclusive como local para discutirem as questões do bairro. Segundo eles, “algo precisa acontecer” para que os locais de encontro transformem-se efetivamente em praças, para não se perderem, por exemplo, quando o local for asfaltado e correr o risco de se transformar em área de estacionamento.
- Faltam calçadas para pedestres e iluminação nas vias. Os moradores mostraram-se resignados com relação às calçadas, alegando que elas correspondem a um “padrão” das vias de Nova Lima.
- Alguns atalhos de pedestres foram eliminados pela instalação de pousadas.
- Foi identificado também o problema da ausência de lixeiras, o que faz com que o lixo seja depositado nas vias, ficando ao alcance dos cachorros. Há coleta três vezes por semana, mas não é suficiente para manter as vias limpas.

Largo do ponto de ônibus

“Praça” perto do campo de futebol

Lazer:
- O campo de futebol é um dos principais equipamentos para a comunidade, mas não possui iluminação nem arquibancada. Com a iluminação, eventos como a festa junina (destacada como a festa mais influente no local) poderiam acontecer ali.
- De acordo com os moradores, faltam locais para as crianças brincarem e espaços para prática de atividades esportivas, como caminhada e ginástica.

Campo de futebol

Demandas individuais – modificações das moradias:
- Os lotes possuem área de 360m², mas há desmembramentos. Alguns moradores demonstram interesse em melhorar as moradias, mas esbarram na dificuldade de adquirir materiais para as alterações nas casas.
- Lucilena quer fazer uma garagem e uma loja em sua residência.
- Marlene está com problemas decorrentes de cortes nos terrenos vizinhos.
- Zé (que não estava presente) já havia alegado que também precisa modificar a sua.

Cortes pouco criteriosos em terrenos de alta declividade

Você pode deixar um comentário.

Deixe um comentário