Primeiro dia do levantamento com GPS

Data: 14/08/2010

Objetivo: Realizar um levantamento em campo com GPS de pontos e percursos pré-determinados e identificar as características das famílias e casas construídas na Comunidade Irmã Dorothy 1.

Resumo:
Na visita, foram realizados três tipos de levantamentos: levantamento com GPS, entrevista com moradores e levantamento físico das edificações. O objetivo do levantamento com GPS foi a determinação do traçado das vias e dos lotes, tendo como base o croqui inicial, a partir do georreferenciamento dos vértices de cada lote. Na etapa de entrevistas foram levantados os seguintes dados: nome do responsável pela residência; local da moradia anterior; tempo na ocupação; quantidade e descrição dos ambientes da casa; características dos moradores como sexo, idade e atividade que desenvolve; infraestrutura da moradia a partir da descrição dos sistemas de esgoto, luz, abastecimento de água e destinação dos resíduos sólidos. No levantamento físico do edifício foi realizada uma medição, que gerou um croqui da implantação da casa no lote, e foram observados os materiais de vedação, cobertura e acabamento das edificações, bem como o estado de conservação em relação ao conjunto.

Levantamentos e entrevistas com moradores

O levantamento com GPS e a etapa do levantamento físico que envolvia a observações dos materiais de construção foram concluídas. Foi mapeado que a maioria das construções são de alvenaria, telha de fibrocimento e não possuem revestimento externo. As entrevistas e a etapa do levantamento físico, que inclui a medição das construções, não foram concluídas e a equipe retornará para finalizá-las.

Participaram do levantamento, além da equipe Diálogos, os alunos da OFIAUP Assentamentos Precários e voluntários, totalizando 28 pessoas.

Equipe Diálogos, voluntários e alunos da OFIAUP