A Mediação da Informação e a Lei de Assistência Técnica

A Lei Nº 11.888/2008, Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social, assegura às famílias de baixa renda (até 3 salários mínimos) assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Se há a pretensão de que arquitetos compartilhem conhecimento técnico com moradores, esse precisa ser traduzido em informações, e tais informações precisam ser representadas de forma que as pessoas as entendam e as transformem em conhecimento – se quiserem. Nosso argumento é a favor da mediação como lugar onde a prática social acontece.

A presente pesquisa visa:

- investigar as práticas de representação e comunicação das informações em processos participativos já realizados;

- propor meios (linguagem, suporte, instrumentos ou metodologia) passíveis de utilização na mediação de informações entre arquitetos e moradores envolvidos no projeto e na construção de habitação de interesse social;

- aplicar esses meios em uma mediação real que tem como pressuposto a promoção de uma relação interativa, desejada, compartilhada e adequada entre arquitetos e moradores.

Os produtos divulgados neste blog buscam estimular a investigação de pesquisadores, profissionais, estudantes e moradores envolvidos com os processos de projeto, execução e uso da habitação.

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