Sexta na Feira

Presentes:

UFMG: Bianca, Camila, Mariana e Paulinisia.

 

No fim da tarde de todas as sextas-feiras, na Praça Bernardino de Lima, no centro de Nova Lima, começa a ser montada a “Sexta na Feira”, que reúne barraquinhas de alimentação, bebidas e artesanato, além de promover eventos gratuitos de dança e música.

Praça Bernardino de Lima, onde acontece a Sexta na Feira

A Prefeitura de Nova Lima fornece aos expositores dois tipos de barraquinhas: uma retangular para os artesãos e uma hexagonal para os que vendem comidas e bebidas. A Prefeitura é responsável por montar, recolher e armazenar a estrutura da feira, enquanto a cobertura e a vedação são colocadas pelos próprios expositores.

Estruturas retangulares

Estruturas hexagonais

Algumas barraquinhas diferem das demais, tendo sido construídas pelos feirantes que as ocupam, tendo em vista as diferentes necessidades de cada expositor. Uma delas repete o padrão hexagonal das barracas de alimentação, porém em maiores dimensões; outra foi idealizada pelo expositor de modo a suprir as suas necessidades de armazenamento de matéria prima e de produção e exposição de seus produtos.

Barraca hexagonal de dimensões diferenciadas

Barraca de forma e dimensões diferenciadas

Mesmo as barraquinhas fornecidas pela Prefeitura sofrem algumas adaptações, a fim de suprirem as necessidades dos feirantes. Uma das barracas de bebidas, por exemplo, recebe uma chapa retangular de madeira que funciona como balcão; uma das barracas de comidas recebe uma vitrine e um fogão; a maior parte das barracas de artesanato recebem improvisos de prateleiras e suportes para a exposição dos produtos.

Adaptações em barraca de bebidas

Adaptações em barraca de comidas

Adaptações em barracas de artesanato

Alguns feirantes tentam criar alguma distinção entre a sua barraca e as demais. Um deles improvisou, no início do inverno, uma vedação que o protegesse do frio, mas decidiu mantê-la durante todo o ano porque acredita que essa vedação ajude o público a identificar a sua barraquinha.

Feirante cobrindo sua barraca com TNT alaranjado, com o objetivo de a diferenciar das demais barracas

Uma das barracas de bebidas exibe um grande pôster da cerveja que nela é vendida. No entanto, não há um suporte adequado para a publicidade na estrutura da feira.

Ausência de suporte adequado à publicidade

A feira é montada nas ruas que delimitam a praça, e é setorizada de modo que as barracas de comida e bebida fiquem concentradas nas ruas Benedito Valadares e Pereira de Freitas, e as barracas de artesanato estão dispostas no interior praça e na Rua Padre João de Deus. As barracas são espaçadas entre si e não conformam corredores de passagem. Essa configuração permite a disposição de mesas e cadeiras próximas às barracas, de modo que o público possa consumir o que é vendido com maior conforto.

Conformação espacial de parte das barracas de comidas

Além das barraquinhas, a Prefeitura disponibiliza infraestrutura de banheiros químicos para a realização da feira.

Você pode deixar um comentário.

Deixe um comentário