Primeira aula

Presentes:

UFMG: Denise, Marcela, Ana Paula, André, Bárbara, Bianca, Camila, Débora, Eric, Guilherme Felipe, Patrícia Cioffi,  Patrícia Nardini, Paulinisia e Pedro Arthur.

Na primeira aula foram apresentados os objetivos e a ementa da disciplina aos alunos matriculados, bem como discutidas as possibilidades de trabalho durante o semestre.

A disciplina compreende a análise do processo de produção do espaço por meio da identificação de procedimentos cotidianos populares, além da aproximação da prática acadêmica (saberes científicos) com a prática construtiva de artífices (saberes leigos). Denise e Marcela apresentaram como possível local de trabalho o bairro Jardim Canadá, situado no município de Nova Lima. O bairro passou por muitas mudanças nos últimos anos com a intensificação da atividade mineradora na região e o consequente adensamento do bairro, devido à chegada de grande número de famílias em busca de trabalho. Segundo o Censo de 2000, 67% das famílias residentes no bairro possuíam renda de até três salários mínimos mensais, das quais cerca de 70% estavam cadastradas em programas de complementação de renda, como o Programa Vida Nova da Prefeitura de Nova Lima.

Conversas com moradores apontaram que alguns residentes tentaram promover feiras de artesanato periódicas, reunindo os artesãos e egressos dos cursos de capacitação (em costura, por exemplo) ministrados pelo Programa Vida Nova. Contudo, nenhuma das feiras teve continuidade, o que se deve, segundo os moradores, à falta de apoio da Prefeitura.

Além do uso residencial, o bairro Jardim Canadá abriga usos industriais e comerciais, responsáveis pela geração de um grande volume de resíduos, especialmente madeira. Este fato nos indicou como possibilidade de trabalho a construção de uma estrutura de feira, juntamente com os artesãos e artífices do bairro, que se adeque aos diferentes tipos de produtos expostos e que permita uma apropriação efetiva do espaço público. A princípio, o local pensado para abrigar o evento é a Praça Quatro Elementos, localizada entre as ruas Vancouver, Kenton, Alaska e Kalama.

Praça Quatro Elementos

Após a apresentação desta possibilidade, foram levantados os agentes envolvidos no processo: a Academia, a Prefeitura de Nova Lima, os artífices e artesãos residentes no bairro, as empresas geradoras de resíduos que possam nos ser úteis e, por fim, a comunidade que irá usufruir da feira. Para o início das atividades, ficou decidido que parte da turma acompanhará Marcela dia 02/09 em reunião com Maria de Fátima Aguiar, coordenadora do Programa Vida Nova da Prefeitura de Nova Lima, e a outros alunos visitarão a Sexta na Feira, na sede do município, a fim de investigar o tipo de suporte – barracas, banheiros, etc – disponibilizado pela Prefeitura, as adaptações realizadas pelos expositores nas suas barracas, o modo como o espaço público é apropriado pelos usuários da feira, etc.

Ficou decidido também que os alunos investigarão alternativas às feiras tradicionais, possibilidades de barracas e de acoplagens em estruturas de suporte, etc.

Você pode deixar um comentário.