Rosângela é moradora de Macacos – Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e mora com as duas filhas e uma neta numa casa construída pelo marido (in memorian). A família mora na casa há aproximadamente 20 anos e possui também 02 lojas no bairro Capela Velha (distrito de Macacos), também construídas pelo marido. O marido trabalhou como servente de pedreiro durante muitos anos e, assim que se qualificou como pedreiro, começou a construir sua casa com a ajuda do sobrinho, Pedro (com 07 anos na época).
O lote no qual a casa está construída é parte da herança que a mãe do marido de Rosângela deixou para seus filhos. Ao todo, são 03 casas construídas no lote e a casa de Rosângela fica na porção mais baixa do terreno, à beira do córrego que passa na região. Já o lote no qual a família construiu as duas lojas, fica no bairro Capela Velha (distrito de Macacos) e, segundo relato dos moradores, foi doado pelo Coronel Navarro. O sobrinho de Rosângela, Pedro, contou que a maioria dos terrenos do bairro Capela Velha eram de propriedade da Igreja Católica e que, em algum momento, foram vendidos ao Coronel Navarro. Depois disso, muitas pessoas começaram a ocupar a região e, para que não ocupassem toda a área, o Coronel doou parte das terras para a população da região e loteou a outra parte.
Inicialmente, a casa de Rosângela tinha 04 cômodos, mas com o passar dos anos e a mudança das necessidades, foram construídos mais 02 cômodos, de modo que cada filha tivesse 01 quarto separado e que fosse feita também uma varanda. Toda a decisão espacial e material foi tomada pela família, principalmente pelo marido, que comandou e executou toda a obra da casa. Este foi o primeiro trabalho do marido de Rosângela como pedreiro, já que antes trabalhava como servente. Quando se tornou pedreiro, começou a ensinar a profissão aos serventes que trabalhavam com ele, inclusive Pedro, que é o responsável pelas obras futuras na casa de Rosângela.
Os autoconstrutores não utilizaram nenhum tipo de equipamento (tratores, máquinas pesadas) na obra, ou seja, fizeram tudo à mão, com o auxílio de enxadas, marretas, picaretas e outros instrumentos que já possuíam. Já os materiais utilizados foram sendo conseguidos ao longo dos anos. Segundo a moradora, muita coisa foi “reciclada” das sobras de materiais de outras obras que o marido trabalhava, enquanto a outra foi retirada do próprio terreno, como o minério de ferro e pedras do rio, além de alguns troncos de árvore utilizados para fazer a estrutura do telhado. Rosângela contou também que trocaram a estrutura do telhado há algum tempo, já que o marido havia recebido como doação telhas novas de uma outra construção que participou. O piso da casa e toda a fundação foram feitos em minério de ferro, retirado do rio. No entanto, a moradora conta que já sente a necessidade de reforçar a fundação e trocar o piso, pois o material apresenta alguns desgastes.
Além dessas reformas desejadas, Rosângela teve a urgente necessidade de construir uma garagem para abrigar seus dois carros. A família está construindo essa garagem no local onde fica a escada de acesso à casa de Rosângela, como mostra a foto abaixo:
Rosana, a filha mais nova de Rosângela, deseja construir uma casa no segundo pavimento das lojas que a família possui no bairro Capela Velha, para morar com o namorado. Essa casa será construída com o dinheiro que a filha receberá do seguro de vida do pai, e será Pedro quem se responsabilizará pela obra. Além disso, Rosângela deseja construir uma outra casa no terceiro pavimento dessa edificação, para que ela possa morar.
A casa da família está em ótimas condições de conservação, além de apresentar boa iluminação e ventilação. Ainda não possui ligação com a rede de esgoto de águas cinzas, apenas para águas negras, como a maioria da região. Para tal, a casa conta com 05 fossas, sendo que 04 estão sendo utilizadas e uma delas é de reserva.