Na aula do dia 12/03/2012, foram apresentadas as etapas da disciplina:
ETAPA 01 à aulas teóricas – coletivos de arquitetura e arquitetura participativa
ETAPA 02 à mapeamento de inventos em habitações no bairro Jardim Canadá e proposta de intervenções utilizando resíduos já mapeados, também no bairro Jardim Canadá
ETAPA 03 à intervenção em habitação – construção do projeto desenvolvido; desenvolvimento de cartilha; elaboração de artigo
Depois dessa apresentação, foi proposta uma discussão de análise do bairro Jardim Canadá. Foram discutidos vários pontos importantes, dentre eles: a ausência de limites entre os espaços públicos e privados; a ocupação bastante informal, apesar de respeitar a malha urbanística; os efeitos diretos da mineração no bairro; dados do IBGE (2000) sobre o bairro – 1049 domicílios (4200 habitantes) | 65% das famílias tem renda menor que 3 salários mínimos.
Foram também levantados potenciais do lugar, como a diversidade, a consolidação da microeconomia e da vida urbana e também a conformação de uma centralidade do eixo sul da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Além de potenciais, identificou-se também um importante conflito, que é a tendência a expulsão da população de baixa renda do bairro.
Ao final da aula, foi sugerido pelas professoras a leitura do texto “A invenção do cotidiano”, de Michel de Certeau. Além da leitura, os alunos deverão pesquisar soluções construtivas com o uso de “pallets”, bem como maneiras de apropriação e transformação do espaço ao longo do tempo e a flexibilidade desses lugares, levando em consideração o conceito de “tática” discutido por Michel de Certeau.