No encontro do dia 24.06.2012 no bairro Capela Velha em São Sebastião das Águas Claras, Nova Lima, foi realizado um mutirão com os moradores do bairro e alunos e professores da Escola de Arquitetura da UFMG para a construção de um muro de contenção de pneus para a praça.
O material para a construção do muro foi organizado pelos estudantes e moradores durante a semana anterior. Os pneus, organizados pelos estudantes, foram doados pelo Sr. Antônio, proprietário da borracharia PNEUS CONFIANÇA - localizada na Rua Hildebrando Clarck, no Bairro Dom Bosco, Belo Horizonte. O arame necessário para a amarração dos pneus foi providenciado pelos moradores, bem como o carreto para recolhimento dos pneus, as ferramentas para construção e o lanche para toda a equipe.
O mutirão teve início às 8:30 da manha, muitos moradores estavam presentes e as atividades se iniciaram com a determinação do alinhamento do muro, uma vez que a caixa da via adjacente não é regular.
Estabelecido o alinhamento, discutiu-se sobre a execução do muro e sobre a forma de empilhamento dos pneus. Não havia projeto executivo para construção da contenção, conhecia-se a técnica, mas a intenção era que o muro fosse construído conjuntamente, tanto seu projeto como sua execução. Nesse momento, houve um impasse sobre a inclinação do muro e a espacialidade da praça. Alguns moradores gostariam que o muro fosse construído perpendicular ao nível da rua, sem inclinação, como um muro de arrimo de concreto, para que a praça crescesse e ganhasse mais espaço. A partir daí, em conversa entre os participantes do mutirão, discutiu-se a viabilidade técnica de uma contenção de pneus perpendicular ao solo, mas conclui-se que para que a contenção tenha estabilidade e capacidade de conter a terra da encosta, principalmente em época de chuva , é necessário que ela apresente uma inclinação mínima. Dessa forma, o grupo concordou que o muro seria construído de forma escalonada, para se garantir a inclinação mínima e assim, a contenção começou a ser construída.
Primeiramente, foi cavado o espaço para colocação de primeira fiada de pneus. Os pneus foram amarrados e em seguida preenchidos com bastante terra.
A segunda fiada de pneus foi colocada sobre a primeira, com 20 cm [dimensão equivalente à altura do pneu] de recuo, dando início ao escalonamento necessário. Os pneus da segunda fiada também foram preenchidos com terra e amarrados uns aos outros, bem como aos pneus da fiada abaixo. As amarrações foram feitas com arame, algumas com arame comum, outras com arame galvanizado, dependendo da disponibilidade do arame conseguido pelos moradores. A segunda fiada foi interrompida no ponto onde ela se nivelou com o terreno. Nesse ponto, manteve-se o terreno natural, em continuidade à segunda fiada de pneus. A partir daí, iniciou-se a colocação da terceira fiada, que foi apoiada tanto sobre os pneus da segunda fiada como sobre a encosta. Esses pneus também foram amarrados, assim como anteriormente. Assim foi feito, até que as 9 fiadas foram concluídas.
Paralelamente à construção da contenção, também foi feita uma escada para acesso ao topo da praça, também construída com pneus. Os pneus da escada foram amarrados com arame, preenchidos com terra, como foi feito na contenção e, além disso, cobertos com brita.
Para realização do trabalho nesse primeiro dia foram gastos 200 pneus, 2 rolos de arame e bastante terra, retirada do entorno da obra.
Após a conclusão do trabalho, houve um almoço para todos os participantes, oferecido por uma das moradoras do bairro, Dona Lucilena.