Em continuidade aos trabalhos do semestre passado da disciplina de OFIAUP, ministrada pela professora Júnia Ferrari, os alunos deste semestre estão desenvolvendo os projetos da Praça e da drenagem do bairro Capela Velha.
Para tal, na aula do dia 30/05, a turma foi dividida em dois grupos: mobilização e materiais. O grupo de mobilização tem como objetivo pensar em estratégias de aproximação aos moradores do bairro, com o intuito de convidá-los para a reunião (a ser realizada no dia 06/06) na qual serão apresentadas propostas iniciais de intervenções no bairro, bem como convidá-los a participar do processo de discussão e execução do projeto. O segundo grupo ficou encarregado de mapear possíveis fornecedores de materiais/resíduos, como pallets ou outros tipos de madeira, corpos de prova de concreto, lona, telas, e outros materiais disponíveis que sejam adequados à proposta. Esse mapeamento deverá ser feito, de preferência, nas proximidades do bairro, de maneira a facilitar o transporte do material. Além do transporte, o grupo dos materiais deverá se encarregar de providenciar algum local para armazenar o material coletado.
Foram discutidos os fatores positivos e negativos em relação a praça. Dentre os negativos, destacamos o trânsito principalmente de motos que acontece na região, além da falta de mobiliário que possibilite a apropriação do espaço. Já com relação aos pontos positivos, tem-se a posição estratégica (entrada do bairro), bem como as funções a serem potencializadas como espaço público de descanso, permanência, lazer e até mesmo informação e sinalização. Além disso, destaca-se o relevo favorável e as visadas possibilitadas pelo local. Tendo em vista esses pontos a serem potencializados, pensou-se em melhorar a conformação daquele espaço, o que demandaria primeiramente a contenção de um dos limites da praça. Para essa contenção, discutiu-se a possibilidade de fazer um muro gabeão com pedras da região, uma contenção feita com corpos de prova de concreto ou até mesmo feita por pneus. essas ideias serão discutidas com os moradores na reunião do dia 06/06 e desenvolvidas a partir de então.