Aproveitando a reunião agendada com os moradores do bairro para o desenvolvimento dos trabalhos da disciplina OFIAUP, apresentamos à comunidade o Projeto Diálogos.
Os moradores presentes – Elena, José Carlos (Crioulo), Lúcia, Lucilena, Nagib (Buiú), Regina, Valmir e Vanderly – acharam o projeto interessante, mas não levantaram muitas questões que pudessem ser trabalhadas. Lucilena deseja assessoria para construir uma loja em frente à sua casa e acredita que alguns moradores que não participaram da reunião possam se beneficiar desta parceria. Distribuímos os panfletos entre os moradores presentes e deixamos alguns com Lucilena e com Vanderly, para que ajudassem na divulgação. Afixamos um cartaz no ponto de ônibus e Vanderly se responsabilizou por colocar os demais em lugares de maior movimento.
Em seguida os alunos de OFIAUP apresentaram as pesquisas relativas aos seguintes temas de interesse coletivo:
- Pavimentação e drenagem: O grupo sugeriu a implantação de um sistema viário binário, tendo em vista que as ruas são estreitas e esta poderia ser uma forma de melhorar as condições de tráfego no bairro; apresentaram alternativas à pavimentação asfática tradicional, como Ecolopavi, blocos de concreto intertravados, pisos feitos de tijolos, calçamento de pedra, solo-cimento, entre outros; e mostraram soluções para uma melhor drenagem das águas das chuvas.
- Esgotamento sanitário: Os alunos explicaram os cuidados necessários para fazer uma fossa negra segura e adequada e apresentaram outras possibilidades para a questão, como o sanitário compostável, a fossa séptica biosigestora, o TEVAP e a zona de raízes.
- Praça: Foi apresentada uma maquete na qual os moradores poderiam interferir. No entanto, embora eles tenham comentado bastante, não pareceu terem entendido muito bem a representação e estavam ainda tímidos para participar efetivamente.
O grupo que desenvolve uma proposta para o campo de futebol não apresentou seu trabalho, porque já era tarde. O grupo que está trabalhando a questão do velório não pode comparecer nesse encontro.
Uma nova apresentação foi agendada para o dia 19/11.