Visita para o levantamento das demandas individuais

Data: 02/02/2011 

Objetivo: Levantar, a partir dos cadastros realizados anteriormente, as demandas individuais dos moradores da ocupação. Afixar cartazes para divulgar a nossa presença na Comunidade Irmã Dorothy 1 no dia 05/02/2011 e encontrar o militante Lacerda, a fim de apresentar a ele o trabalho realizado até agora.

Resumo:
O trabalho do grupo foi apresentado ao militante Lacerda, o qual acredita que as demandas coletivas ainda são prioritárias e que há a necessidade de se fazer um trabalho “de base” com os moradores para que se unam em prol da coletividade. Lacerda nos informou sobre a presença constante da polícia na ocupação e nos convidou a participar de uma assembleia de resistência ao despejo que ocorrerá no dia 12/02/2011.

No início da visita, o grupo presenciou a coleta do lixo pelo caminhão da SLU na lixeira localizada na entrada da comunidade Irmã Dorothy 2.

Recolhimento do lixo pela SLU

Na Comunidade Dorothy 1, o grupo foi recebido por uma liderança que nos informou sobre a presença da polícia e a visita de pessoas que se identificaram como agentes da Defesa Civil. Em decorrência disso, os moradores decidiram construir um portão de madeira na entrada da ocupação para dificultar a entrada de pessoas estranhas. O grupo expôs a ideia de se voltar ao atendimento às demandas individuais e a liderança sugeriu que o trabalho fosse realizado em um sábado, dia em que há um maior número de moradores na Comunidade.

Portão de madeira na entrada da comunidade Irmã Dorothy 1

Foram afixados cartazes nas comunidades Dorothy 1, Dorothy 2 e Camilo Torres divulgando o retorno do grupo para o atendimento das demandas individuais no dia 05/02/2011.

Cartaz afixado

 

Visita para auxiliar nas negociações sobre esgoto

Data: 08/01/2011 

Objetivo: Acompanhar a continuação da execução do esgoto na Rua B e as negociações para a resolução dos problemas do esgoto na Rua A.

Resumo:
O trecho do esgoto da Rua B feito no dia 18/12/10 não teve prosseguimento. A solução adotada por cerca de 11 moradores foi direcionar o esgoto para o talvegue vizinho à ocupação. Os lotes da Rua A, que ainda não tinham se conectado à rede, direcionaram o esgoto para o talvegue e os demais continuam com a rede entupida, sem uma solução.

Caixa de passagem construída por morador

 

Moradores trabalhando no trecho direcionado ao talvegue vizinho

A assessoria técnica deve se voltar para demandas individuais da Irmã Dorothy 1 e também das comunidades vizinhas Camilo Torres e Irmã Dorothy 2.

Duas casas no final da Rua Principal foram abaladas pela movimentação do terreno. Uma foi demolida e outra desocupada. Uma terceira casa localizada na rua sem saída também foi demolida por estar assentada sobre um trecho com graves problemas de drenagem.

Casas abaladas pela movimentação do terreno

 

Mapa atualizado da ocupação Irmã Dorothy 1

 

Visita para averiguar a execução do esgoto

Data: 22/12/2010 

Objetivo: Acompanhar a continuação da execução do esgoto na Rua B e as negociações para a resolução dos problemas do esgoto na Rua A.

Resumo:
O trecho iniciado no dia 18/12 não foi concluído e não teve prosseguimento. O que está feito possui a inclinação necessária, porém, por não estar vedado, pode entupir com lixo ou terra. Os moradores da Rua A ainda não definiram como solucionarão o esgoto. Para resolver ou amenizar o excesso de lixo na ocupação, foi colocada uma lixeira em frente à Dorothy na rua Córrego Capão da Posse e, segundo um morador, o caminhão da SLU faz o recolhimento periodicamente.

Risco de entupimento da caixa de passagem

 

Lixeira para atender às Comunidades Irmã Dorothy 1 e 2

O esgoto na ocupação Irmã Dorothy 2 possui soluções pontuais e já apresenta problemas como tubos danificados e falta de inclinação e vedação necessárias. A cartilha foi distribuída e explicada para algumas moradoras.

Trecho da rede de esgoto na Dorothy 2

 

Visita para assessorar a execução do esgoto

Data: 18/12/2010

Objetivo: Iniciar a execução do esgoto na Rua B.

Resumo:
Apesar de termos confirmado nossa ida à ocupação e de termos especificado todo o material que seria necessário, a mobilização somente ocorreu com a nossa presença. Rapidamente os moradores conseguiram o material e voluntários para executar o trecho piloto.

Moradores trabalhando no trecho piloto

Moradoras recolhendo entulho

A cartilha foi entregue e explicada às moradoras que acompanhavam o trabalho. A continuação da rede na Rua B dependerá do envolvimento de mais moradores e do aluguel de uma máquina para quebrar o maciço rochoso existente em frente ao lote 52. Importante ressaltar que a falta de drenagem continua causando problemas em alguns lotes.

Distribuição e explicação da cartilha

Levantamento do esgoto existente – atualização dos dados

Data: 16/12/2010

Objetivo: Averiguar o que já foi feito da rede de esgoto desde o último levantamento e decidir onde será feito o primeiro trecho no dia 18/12/10.

Resumo:
A Rua A possui parte da rede de esgoto já construída, porém com entupimento e sem inclinação necessária. Nas outras ruas, apenas as casas próximas aos pontos da Copasa possuem ligação. Para não atrasar a execução do primeiro trecho por causa dos impasses existentes na Rua A, percebeu-se que uma boa opção seria iniciar a execução da rede da Rua B.

Fossa

Caixa de passagem pré-fabricada usada por alguns moradores

Caixa de passagem pré-fabricada vendida próximo à ocupação

Reunião sobre execução do esgoto

Data: 09/12/2010

Objetivo: Discutir a execução do primeiro trecho da rede de esgoto com a nossa assessoria na Irmã Dorothy 1.

Resumo:
A partir das discussões levantadas na assembleia do dia 24/11/10, definimos alguns parâmetros para a execução do esgoto e levantamos alguns pontos que precisam ser melhor esclarecidos. Para auxiliar a execução do primeiro trecho, faremos uma cartilha com diversos parâmetros e sugestões que será entregue aos moradores. Para definir o local em que esse trecho será feito, precisamos antes saber o que já está pronto da rede coletiva e o que está funcionando. De acordo com a nossa disponibilidade aos sábados de manhã, marcamos a execução do primeiro trecho para o dia 18/12/10.

Cartilha elaborada

 

Assembleia sobre esgoto

Data: 24/11/2010

Objetivo: Discutir a execução do esgoto na Irmã Dorothy 1: orçamento, quantitativo, método de arrecadação e de execução, parâmetros para traçado.

Resumo:
Na reunião as possibilidades de execução do esgoto e drenagem foram apresentadas aos moradores, os quais opinaram, sugeriram e, por fim, definiram a priorização do esgoto frente a drenagem. Havia uma presença expressiva dos moradores da Dorothy 2 na reunião. Ficou decidido na reunião que o primeiro trecho do esgoto com a nossa assessoria será executado no final de semana, quando há uma maior disponibilidade de tempo por parte dos moradores. Esta foi a primeira vez que fomos à Comunidade à noite. A iluminação é muito fraca e não há um espaço coberto que comporte a reunião. Por causa disso não usamos as maquetes do terreno e do TEVAP que havíamos levado.

Discussão sobre esgoto e drenagem

Equipe Diálogos e alunos da OFIAUP

Reunião com alunos da OFIAUP

Data: 22/11/2010

Objetivo: Discutir as pesquisas sobre sistemas alternativos de esgotamento sanitário realizadas pelos alunos da OFIAUP.

Resumo:
Os alunos da OFIAUP apresentaram o sistema de Fossa Ecológica – Tanque de Evapotransiração (TEVAP) e foram discutidas as vantagens e desvantagens da implantação do sistema na Comunidade.

Mutirão de limpeza

Data: 13/11/2010

Objetivo: Participar do mutirão de limpeza e conversar com coordenadores.

Resumo:
O mutirão de limpeza foi um momento bom para conversar com os moradores e entender melhor a Comunidade. A execução da rede de esgoto, por exemplo, se mostrou algo ainda mais urgente. Durante uma reunião com os coordenadores após o mutirão, discutimos a possibilidade de usar uma mesma vala para esgoto e drenagem de forma paralela, mas reforçamos que, para não sobrecarregar o sistema, a água pluvial não pode entrar na rede de esgoto. Além disso, os estudantes de OFIAUP apresentaram o Tanque de Evapotranspiração (TEVAP) como sugestão para alguns lotes. Esse é um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes da água negra para produção de flores e frutas. Além disso, os coordenadores ficaram responsáveis por fazer um orçamento, o qual será discutido na assembléia dia 24/11/10.

Reunião com coordenadores

Moradores varrendo e capinando a Rua Principal

Ausência de drenagem na Rua B

Levantamento topográfico

Data: 15/10/2010

Objetivo: Fazer o levantamento topográfico do terreno da ocupação Irmã Dorothy 1.

Resumo:
Usando uma mangueira de nível, medimos a altura relativa dos vértices dos lotes anteriormente mapeados. O resultado, apesar de impreciso, foi coerente com o que é possível observar do terreno. Poderíamos ter envolvido os moradores no levantamento, pois assim teríamos trocado conhecimento de forma efetiva. Infelizmente isso não foi feito, mas refletiu nos encaminhamentos discutidos para que façamos tudo com a comunidade, e não para a comunidade.

Mangueira de nível sendo usada para o levantamento

Marcação do ponto de referência

Traçado do esgoto produzido a partir do levantamento topográfico