Visita para o atendimento às demandas individuais

Data: 05/02/2011

Objetivo: Assessorar os moradores nas demandas individuais.

Resumo:
Com os desdobramentos anteriores do esgoto, decidimos mudar de estratégia e tentar uma aproximação a partir de questões individuais dos moradores, ajudando-os com melhorias construtivas ou reformas. Deixamos cartazes na visita anterior (02/02) avisando da nossa presença e disponibilidade a partir das 10h do dia 05/02. No entanto, assim que chegamos, percebemos que a questão do esgoto ainda era o assunto principal.

O grupo chegou para auxiliar questões individuais, mas durante todo o tempo não fomos solicitados por niguém da Dorothy 1, da Dorothy 2 ou da Camilo Torres.

Moradores trabalhavam na ligação de suas casas ao trecho de esgoto já executado na Dorothy 1, o que nos mostrou que a questão ainda era a principal. Um dos moradores não tinha meios de se conectar a nenhum dos trechos iniciados, o que comprovou a impossibilidade de se pensar o esgoto individualmente.

Moradores trabalhando na ligação de suas casas à rede de esgoto direcionada ao talvegue vizinho

Moradores de trechos distintos da Rua B mostraram desejo de solucionar o problema, mas reclamavam da não participação dos demais, evidenciando a falta de diálogo entre os vizinhos. Sugerimos que conversassem entre si, já que havia interesse entre as partes, mas faltava comunicação. Nesta rua há a dificuldade de escavação devido ao maciço rochoso existente. Comprometemo-nos a pesquisar preços de ferramentas que executassem o serviço rapidamente, de modo que os moradores concluíssem o serviço em um fim de semana.

Na Rua C os moradores já se organizavam por uma solução e discutimos as possibilidades mais econômicas e as menos trabalhosas, de forma que eles pudessem decidir a mais adequada. Eles próprios decidiram organizar uma assembleia entre os moradores da rua naquela mesma semana.

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