Visita após o temporal do dia 9/06/2011

Data: 10/06/2011

Na noite de quinta feira, 9 de junho, Belo Horizonte assistiu a uma tempestade de chuva e ventos que castigou a infraestrutura de água e luz em toda a cidade.

Na comunidade Irmã Dorothy a situação não foi diferente. Várias casas tiveram seus telhados danificados e o fornecimento de água e luz foi cortado. Uma das casa, que ainda estava em construção,  acabou desabando e estima-se que o prejuízo do dono da residência chegue a 3.000,00.

Casa destruída pelo temporal

Casa destruída pelo temporal / Fonte: Grupo Praxis

O esgoto continua a ser foco de ações na comunidade e, após a retirada dos materiais do trecho piloto, alguns moradores se uniram para a construção de uma segunda linha de esgoto da Rua B. A linha tem declividade suficiente e já conta com uma caixa de visita para auxiliar na manutenção, mas os moradores não seguiram as recomendações de ligar a linha à caixa da Copasa e construíram o trecho voltado para a Rua Córrego do Capão da Posse, em direção ao talvegue.

Esgoto no início da Rua B

Execução da segunda linha de esgoto da Rua B/ Fonte: Grupo Praxis

Na mesma visita foi possível perceber o avanço do processo erosivo do talvegue, que pode ter sido agravado pelo despejo do esgoto da comunidade e de resíduos da construção civil advindos de outras partes da cidade. Além disso, notou-se uma grande rachadura no terreno adjacente e as lideranças e alguns moradores foram alertadas do perigo de desabamento no local.

 

Rachadura no terreno

Rachadura no terreno adjacente ao talvegue/ Fonte: Grupo Praxis

Despejo de entulho no talvegue

Despejo de entulho no talvegue adjacente à ocupação/ Fonte: Grupo Praxis

Você pode deixar um comentário.

Deixe um comentário