Semana final da disciplina Artesanias Construtivas no bairro Jardim Canadá

A disciplina foi concluída no encontro do dia 05/11/2011 e, a partir de então, alguns alunos continuaram como voluntários.
Ficou combinado que na semana entre os dias 12 e 16 de dezembro faríamos encontros diários para terminar a produção das peças de madeira e de tecido que seriam acopladas às barracas.

12/12/2011 e 13/12/2011
Presentes:
UFMG: Marcela, André, Bianca, Camila, Eric, Guilherme, Patrícia Nardini e Paulinisia
Artesãos: Danilo, Mônica e Maria das Dores

De início o grupo se dividiu em dois: um para a produção das peças de madeira (Danilo, André, Eric e Guilherme) e o outro para o corte do tecido (Marcela, Mônica, Bianca, Camila, Patrícia Nardini e Paulinisia). No final da tarde do dia 12/12, todos se reuniram na praça para discutir a disposição das barracas, considerando os outros eventos do dia 17/12. No dia 13/12, como a Prefeitura ainda não havia disponibilizado as barracas solicitadas, começou-se a discutir outras maneiras de expor os produtos na praça: sobre mesas alugadas, sobre caixas de madeira emprestadas do CAC ou sobre o banco de alvenaria lá existente. A primeira possibilidade foi descartada devido ao fato de as empresas locais não terem mesas disponíveis para a locação no dia 17/12 e a segunda possibilidade foi descartada porque não havia meios de transportar as caixas do CAC para a praça e vice-versa, visto que cada uma delas tinha dimensões aproximadas de 100x100x50 cm.

Corte dos tecidos

Produção das peças de madeira

14/12/2011

UFMG: Marcela, André, Bianca, Guilherme, Patrícia Nardini, Paulinisia
Artesãos: Danilo, D. Maria das Dores

Neste dia, o grupo separou tudo aquilo que já havia sido produzido e começou a fazer testes com a cobertura e as peças de madeira, na própria praça onde ocorreria o evento. Chegaram ao CAC 4 barracas da Prefeitura de Nova Lima, todas em mau estado, incompletas e bastante sujas. Diante disso, o grupo pensou na possibilidade de os artesãos exporem seus produtos no banco em “L” sob o porticado, expandindo a àrea de exposição para as acoplagens que seriam colocadas no chão. Os artesãos presentes, juntamente com os funcionários do CAC, lavaram as barracas na tentativa de amenizar o problema.

Algumas das peças de madeira produzidas

Testes feitos na praça

15/12/2011
UFMG: Marcela, Camila e Paulinisia

Devido à forte chuva, poucos alunos e nenhum dos artesãos compareceram ao CAC. Neste dia, os tecidos foram preparados para receber os ilhoses que serviriam como ponto de fixação das faixas nos pórticos da praça. Fomos até a casa da artesã D. Neusa solicitar que ela nos ajudasse na fixação dos ilhoses, mas isso não foi possível.

16/12/2011
Não houve encontro neste dia devido à forte chuva. Todos os artesãos foram contactados e a maior parte deles desistiu da feira temendo expor seus produtos sob a chuva. Apenas Mônica e D. Maria das Dores se dispuseram a participar do evento usando as barracas da Prefeitura. O CAC também decidiu usar uma das barracas para expor objetos produzidos nas oficinas que ele promove.

17/12/2011

A estrutura montada para receber o evento sofreu avarias durante a noite por causa da chuva. Chovia também no horário marcado para o início das atividades e não havia público algum durante o período da manhã. As barracas montadas precisaram ser fixadas na grade da arquibancada porque o vento não permitia que elas ficassem no lugar. Somente a partir do horário do almoço foi possível iniciar as atividades e expor os produtos.