Apresentação do material produzido aos artesãos

Presentes:

UFMG: Marcela, André, Bárbara, Bianca, Camila, Guilherme, Paulinisia e Pedro

Artesãos: Angra, Maria das Graças, Maria das Dores, Mônica e Renata

A reunião foi marcada para que os alunos apresentassem o material produzido aos artesãos e obtivessem o retorno dos mesmos, o que configuraria o fechamento oficial da disciplina Artesanias Construtivas. Contudo, fomos comunicados pela Vânia (do CAC) que no dia 17/12 um evento será realizado na Praça Quatro Elementos, e que há a possibilidade de conseguirmos cerca de 10 barracas para este dia. Os alunos e artesãos presentes concordaram em continuar o processo de modo que o evento do dia 17/12 funcionará como piloto para a feira de artesanato.

O material apresentado foi o seguinte:

Durante a apresentação, a aluna Bárbara questionou os artesãos sobre as dificuldades de entendimento da cartilha elaborada. A maior parte deles considerou imprescindível apresentar, além dos materiais utilizados e dos desenhos com detalhes das acoplagens, a explicação dos encaixes e, principalmente, as suas possibilidades de uso. Outro aspecto que deve ser melhorado na cartilha refere-se às conexões das acoplagens e dos tecidos à estrutura das barracas, o que não ficou claro no material apresentado.

Uma das artesãs presentes acredita ser incapaz de produzir as adaptações que deseja para a sua barraca e manifestou o desejo de poder comprá-las, e não construí-las. As demais artesãs acreditam que podem, autonomamente ou com a ajuda de amigos ou familiares, produzir e mesmo elaborar outras possibilidades de adaptações, pois julgam que os encaixes propostos são simples de serem executados. Marcela insistiu na importância da promoção da autonomia neste processo, que inicia-se com a construção conjunta dessas acoplagens mas que será continuado de maneira autônoma pelos artesãos.

Além das acoplagens para as barracas, os artesãos julgaram importantes as proposições de uso da Praça Quatro Elementos. Pensam que a realização de eventos juntamente com a feira pode atrair um maior público e estimular o uso da Praça pela comunidade. Aprovaram o nome “5º Elemento” e gostaram da ideia de ter uma imagem que identifique a feira de artesanato. Acreditam que os travesseiros e ecobags possam ser bons meios de divulgação, mas acham que é fundamental distribuir folhetos e afixar cartazes e faixas no bairro.

Por fim, após a reunião, foi feita uma avaliação da disciplina pelos alunos ausentes na aula de 01/11. Um dos alunos sugeriu que produzíssemos algumas peças no intuito de estimular, especialmente nos artesãos, a vontade de experimentar novas possibilidades de acoplagens.