Encontro com artesãos no CAC

Presentes:

UFMG: Marcela, André, Bárbara, Bianca, Camila, Débora, Eric, Patrícia Cioffi, Patrícia Nardini, Paulinisia e Pedro

Artesãos: Danilo, Hiele, Maria do Carmo, Maria das Dores, Neuza, Renata e Sirley

A turma se dividiu para realizar o inventário de todo o material já recolhido, a fim de saber as medidas e quantidades disponíveis para o trabalho até o momento. Enquanto Danilo, Hiele, Paulinisia e Pedro inventariavam as peças de madeira e MDF na área externa, Bianca, Camila e Renata mediam os tecidos no galpão.

Os demais artesãos e alunos chegaram aos poucos e se reuniram no galpão, onde Marcela explicou as dificuldades encontradas nas negociações com a Prefeitura e a necessidade de produzirmos o material elucidativo para apresentar ao Prefeito. Ninguém se surpreendeu ou se mostrou desanimado com a notícia, de forma que prosseguimos as discussões sobre os processos.

Com os tecidos estendidos no chão, começamos a discutir as possibilidades do material e como ele poderia ser costurado. Pensamos em verificar a possibilidade de realizar esse trabalho com as máquinas do Vida Nova, já que nem todas as artesãs tem máquinas de costura industriais e os tecidos são muito grossos para máquinas comuns.

Com relação ao uso, os tecidos poderiam servir para a coberturas, tapetes ou revestimento de outros objetos. Como não haveria tecido suficiente para coberturas individuais das barracas, a ideia de cobertura para o espaço comum foi amplamente discutida, tal qual suas possíveis formas, disposições e estruturação. Esta cobertura seria responsável por criar identidade e ambiência próprias ao evento. As costureiras discutiram os tamanhos adequados para as peças, para que não ficassem muito pesadas ou difíceis de costurar, e concluiram que será necessário um reforço manual na ligação entre as peças.

Com isso surgiu a questão de como novos artesãos poderiam ser incluídos no evento posteriormente. Por não terem participado do processo de concepção e construção talvez devessem apresentar alguma contrapartida em benefício do grupo, mas não chegamos a uma decisão.

Dona Neuza ainda não acha que a Praça dos Quatro Elementos seja um bom lugar para o evento, mas os demais artesãos discordam da sua posição e acreditam que “movimento atrai movimento”, de modo que a feira poderá trazer novos usuários para o espaço, assim como o maior uso da praça poderá trazer mais consumidores para a feira, e assim por diante. No meio da discussão decidimos ir para a Praça a fim de descobrir qual seria o melhor lugar para a feira acontecer e percebemos que a área central, onde normalmente acontecem outros eventos, seria mais adequada pela localização, visibilidade e convergência de fluxos.

Danilo sugeriu que eventos complementares ajudariam a atrair o público. Segundo ele, pintura ao vivo, rodas de capoeira (do CAC ou da Casa do Jardim) e duelos de MCs seriam bons pontos de partida. Maria das Dores e Maria do Carmo contaram que suas filhas fazem pinturas em rostos e esculturas de balões, o que pensaram ser bom para atrair as crianças ao evento.

Enquanto parte do grupo estava na Praça, alguns alunos permaneceram no CAC e fizeram algumas experiências com as peças de madeira.

Dos materiais já recolhidos, foram levantados:

94 m de tecido azul claro e 37 m de tecido azul escuro.

MDF de 6 mm de espessura, sem acabamento:

• 9 pranchas de aproximadamente 15 x 40 cm.

MDF de 9 mm de espessura, sem acabamento:

• 6 pranchas de aproximadamente 12 x 45 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 21 x 91 cm.

MDF de 18 a 20 mm de espessura, sem acabamento:

• 9 setores circulares de aproximadamente 45 cm de diâmetro e10 cm de flecha;
  • 1 régua de aproximadamente 4 x 92 cm de comprimento;
  • 5 régua de aproximadamente 7 x 91 cm de comprimento;
  • 6 réguas de aproximadamente 4 x 30 cm de comprimento;
  • 3 ripas de aproximadamente 6 x 30 cm;
  • 5 ripas de aproximadamente 6 x 40 cm;
  • 2 ripas de aproximadamente 6 x 50 cm;
  • 8 ripas de aproximadamente 8 x 25 cm;
  • 10 ripas de aproximadamente 10 x 27 cm;
  • 5 ripas de aproximadamente 10 x 32 cm;
  • 6 ripas de aproximadamente 13 x 30 cm;
  • 10 ripas de aproximadamente 10 x 22 cm;
  • 6 ripas de aproximadamente 10 x 15 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 16 x 45 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 15 x 25 cm;
  • 2 pranchas de aproximadamente 15 x 18 cm.

MDF de 30 mm de espessura, sem acabamento:

• 2 réguas de aproximadamente 4 x 31 cm;
  • 3 réguas de aproximadamente 4 x 93 cm;
  • 4 ripas de aproximadamente 9 x 35 cm.

MDF de 18 a 20 mm de espessura, com revestimento branco:

• 10 ripas de aproximadamente 5 x 50 cm;
  • 4 ripas de aproximadamente 11 x 40 cm;
  • 2 ripas de aproximadamente 13 x 50 cm;
  • 2 pranchas de aproximadamente 15 x 18 cm;
  • 3 pranchas de aproximadamente 15 x 25 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 30 x 35 cm;
  • 2 pranchas de aproximadamente 25 x 35 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 23 x 53 cm;
  • 6 pranchas de aproximadamente 20 x 22 cm;
  • 3 pranchas de aproximadamente 14 x 16 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 29 x 46 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 20 x 30 cm.

MDF de 9 mm de espessura, com revestimento branco:

• 1 prancha de aproximadamente 50 x 50 cm.

MDF de 15 mm de espessura, com revestimento preto:

• 5 ripas de aproximadamente 12 x 23 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 18 x 23 cm;
  • 1 prancha de aproximadamente 22 x 23 cm.

Aglomerado de 20 mm de espessura, com revestimento preto:

• 3 pranchas de aproximadamente 33 x 37 cm.

9 caixas de frutas.

2 pallets.

3 pranchas de compensado de aproximadamente 40 x 100 cm.