Festival Cidade Eletronika 2012

Aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 9 de setembro, o Festival Cidade Eletronika. A programação do Festival foi bastante diversa: foram realizados seminários, workshops e eventos abertos ao público.

O seminário de abertura aconteceu no dia 03 de setembro, no Teatro Izabela Hendrix e contou com uma palestra de Giuseppe Cocco (Itália/RJ – Universidade Nômade) e uma mesa redonda composta por arquitetos da América Latina e Europa (Alejandro Haiek Coll – Venezuela; Antonio Yemail – Colômbia; Massimiliano Casu - Espanha; Felipe González -Colômbia).

Os workshops aconteceram no espaço externo ao Teatro Izabela Hendrix e o grupo foi dividido entre quatro temáticas:

1. ATLAS DA DIVERSIDADE
2. UNIDADE AUTÔNOMA : ENERGIA E SOM
3. ARQUIBANCADAS FUNCIONAIS MODULARES
4. PISTA DE SKATE

No dia 09 de setembro, foi o dia do Quintal Eletronika e o Quarteirão Eletronika, dois eventos gratuitos (era necessário retirar ingressos para o Quarteirão Eletronika, para a realização legal do evento – sujeito à lotação).

Quintal Eletronika propôs uma transformação temporária da Rua Sapucaí (Belo Horizonte) em um quintal, trazendo à rua elementos que domestificam o espaço, ativando práticas de apropriação desse lugar, resgatando seu caráter de permanência e convivência. São experiências que, para além de uma tarde de festa, estimulam a construção de uma imaginação coletiva sobre as possibilidades tangíveis para o espaço público em Belo Horizonte. Foram realizadas atividades relacionadas à troca de conhecimentos, experiências e objetos que perpassam questões relevantes da vida contemporânea na cidade, como a relação entre consumo e descarte, a apropriação do espaço público, a comunicação, a alimentação, o plantio urbano e a festa. (texto adaptado do site do evento)

Já o Quarteirão Eletronika reuniu amigos e amantes da música eletrônica e celebrou o primeiro ano do movimento ‘Quarteirão Eletronico’, realizado a cada dois meses neste mesmo local pelo Sons do Futuro. (texto adaptado do site do evento)

Para mais informações, acesse o site do Festival Eletronika.

Para ver fotos dos eventos, acesso a página do Facebook do Festival Eletronika.