Encontro da Sociedade Civil da RMBH

No dia 04.06.2012 foi realizado o primeiro encontro da Sociedade Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte com o objetivo de discutir a atual dinâmica metropolitana e o papel da sociedade civil frente as novas propostas do PDDI – Plano de Desenvolvimento Integrado. O encontro foi realizado pela Frente da Cidadania Metropolitana e Colegiado Metropolitano da Sociedade Civil.

Na primeira parte do dia foram feitas diversas apresentações para explicação de questões diversas da RMBH, como histórico e aspectos gerais da gestão metropolitana, o histórico do colegiado e da frente metropolitana e uma explicação sobre a proposta dos CACs – complexo ambiental e cultural – e dos LUMEs – Locais de urbanidade metropolitana – inseridos na proposta do PDDI.

Além das apresentações, houveram palestras relacionadas à temática da participação da sociedade civil no âmbito urbano. As palestras partiram de diversos contextos e instituições, como de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais, da Pontifícia Universidade Católica, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Cúpula dos Povos e do Movimento Nossa BH. O público presente era bastante heterogêneo e participou das discussões que ocorreram durante as palestras.

No período da tarde, a proposta era a criação de grupos de discussão organizados por CACs. Infelizmente o número de pessoas presentes inviabilizou a distribuição dos participantes e as discussões se deram em um grupo único, mais abrangente. Foram colocados quatro principais pontos de discussão:

• Como formar o núcleo dos CACs e LUMEs?
  • Como conseguir, na próxima eleição, a adesão e compromisso dos candidatos a prefeito e vereadores ao cumprimento do PDDI?
  • Como discutir e estabelecer prioridades metropolitanas, a partir do PDDI?
  • Como iniciar um processo de formação dos cidadãos para o desenvolvimento urbano e metropolitano, inclusive das escolas?

As discussões ocorreram de forma ampla, com oportunidade de voz a todos os participantes. No entanto, as questões levantadas referem-se a temas muito complexos e neste primeiro momento, não foi possível chegar a um plano de ação concreto que contemplasse todas as demandas colocadas pela sociedade civil. Outras próximas reuniões foram marcadas para o mês de julho e agosto, com o objetivo de aprofundar as discussões.

Para maiores informações sobre os próximos encontros da Sociedade Civil da RMBH entre em contato pelo e-mail frentepelacidadaniametropolitana@gmail.com